EAML - Encontro Anual do Mercado LivreE is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

Informa
Informa

LÍDERES DO SETOR ENERGÉTICO DESTACAM INOVAÇÃO E PERSONALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA ATRAIR O CONSUMIDOR


O painel “C-Level Insights: Novas Frentes de Negócio”, realizado nesta manhã, reuniu líderes do setor energético para discutir o papel crescente do consumidor no Ambiente de Contratação Livre (ACL) e as estratégias das empresas para diversificar produtos e serviços. Moderado por Reginaldo Medeiros, Presidente da RAD Energia, o evento foi uma oportunidade para compartilhar experiências sobre fidelização e personalização da jornada do cliente.
Os participantes destacaram a transformação do perfil dos consumidores no ACL, com expectativas por soluções mais personalizadas, um grande desafio para geradoras e comercializadoras. O VP do Grupo Delta Energia, Luiz Fernando Vianna,  e a Gerente de Trading da Engie, Alessandra Teixeira,  concordaram que a inovação exerce um papel fundamental para atender essa demanda crescente. 
Luiz mencionou que “a democratização do mercado virá com a abertura dos consumidores de baixa tensão”, e exigirá esforço integrado em marketing, tecnologia e recursos humanos, para a capacitação das equipes. Já Alessandra destacou que “vender energia não é simples”, e que a migração para o mercado livre deve ser feita de forma segura e descomplicada, com a tecnologia como peça-chave para garantir uma experiência eficiente e centrada no cliente.
Em seguida, Fabiano Fuga, Diretor de Comercialização da EDF Renewables, abordou os  desafios dos grandes consumidores de energia, que buscam gerar energia de acordo com seus perfis, mas enfrentam dificuldades devido às variações de preços e à complexidade da precificação. “Embora o consumidor brasileiro esteja mais consciente das flutuações de preço, o mercado ainda carece de maior transparência”. Em comparação com os Estados Unidos, Fabiano acredita que o mercado brasileiro está maduro para negociar produtos derivados de energia, mas precisa superar a falta de contrapartes financeiras. 
Os convidados foram unânimes em afirmar que o setor energético está cada vez mais voltado para a inovação e personalização como estratégias fundamentais para fidelizar o consumidor no dinâmico cenário do ACL.