EAML - Encontro Anual do Mercado LivreE is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

Informa
Informa

Avanços tecnológicos e perfil de preços marcam debates no segundo dia do EAML

Especialistas abordaram os principais temas que norteiam o mercado de energia elétrica


Os principais assuntos que norteiam o mercado de energia elétrica foram debatidos por executivos e especialistas durante o segundo dia do EAML, realizado na Costa do Sauipe, Bahia. O primeiro painel apresentou a missão internacional da Abraceel ao Texas, que há mais de 20 anos conta com um mercado de energia aberto, composto por 200 comercializadoras varejistas, sendo que 15 delas são responsáveis por 90% do mercado.

Os palestrantes destacaram a resposta da demanda para o bom funcionamento do setor elétrico, em razão da possibilidade de fazer ajustes e administrar o pico de carga. Daniela Alcaro, Head de Originação da Stima Energia, citou o exemplo dos medidores remotos, que fazem a gestão da carga de acordo com o perfil do consumidor.

Fabiano Fuga, Diretor de Comercialização da EDF Renewables Brasil, ressaltou o papel do comercializador varejista como facilitador dos trâmites de migração para o mercado livre, além de absorver boa parte dos riscos associados ao ambiente.

Na segunda plenária, especialistas pontuaram os desafios a serem superados para a migração de novos consumidores para o ACL. Entre eles, a clareza dos contratos, a adequação de medidores e a transparência de dados. “É fundamental estabelecer regras bem definidas para que todos saibam qual o seu papel dentro da cadeia”, disse Felipe Calabria, da ANEEL.

O conselheiro da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, Marcelo Loureiro, afirmou que apesar do processo de medição funcionar bem para o atacado, ele ainda precisa de ajustes para se tornar viável no varejo.

A tarde de debates teve início com o Meetup “Monitoramento Prudential”, conduzido por Helen Apolinário, Gerente de Segurança do Mercado da CCE, que compartilhou suas percepções sobre a ferramenta que vem ganhando destaque com a aproximação da abertura do mercado livre para os consumidores de alta tensão.

O novo perfil de preços e a baixa volatilidade também estiveram à mesa do debate. Mateus Cavaliere, Head of Market Intelligence da PSR, disse que essa dinâmica deverá permanecer mesmo frente a um cenário de escassez hídrica, em razão da diversificação da matriz energética brasileira, com o aumento da participação de eólicas e solares.

Segundo Rodrigo Sacchi, Gerente Executivo da CCEE, quando hidrelétricas eram a principal fonte de energia do país, a carga era o drive de preço. Hoje, a expectativa de geração renovável intermitente e a declaração de inflexibilidade que ditam as regras do mercado.

Em seguida foi a vez do Superintendente de Produtos, Comunicação e Marketing da BBCE​, Marcelo Bianchini, explicar que a alta onda de calor que atingiu o Brasil nos últimos meses, levou a picos de preços, descolando o PDL do piso regulatório, em reflexo a alto consumo de energia elétrica. Para comprovar sua percepção, o executivo trouxe os números de outubro e novembro, que demonstram a redução do alongamento do prazo.

O último encontro do dia, também realizado em formato Meetup, avaliou as perspectivas das PPAs no ACL, diante do incremento das energias renováveis. Marília Rabassa, Diretora de Estratégia Financeira da CELA e José Carlos Reis, Diretor de comercialização da AES, deram um overview das principais características dos PPAs assinados no mercado livre e discutiram tendências relativas a modelos de negócios mais praticados. “Abordamos todas as características dessas PPAs e como elas têm mudado as formas de contratação nos últimos anos. Tentamos trocar experiências com os participantes sobre como irão se comportar no futuro, tendo em vista as mudanças do setor elétrico”, disse a executiva.


Serviço:

15º Encontro Anual do Mercado Livre

Data: 29 de novembro a 1º de dezembro de 2023

Local: Hotel Sauipe Grand Premium Brisa – Bahia

 

Sobre a Informa Markets

A Informa Markets cria plataformas de relacionamento e conexão de pessoas e mercados nos ambientes físico e digital. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Energia, Metal Mecânico, Indústria, Móveis, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de soluções de audiência, conteúdo digital especializado, feiras, eventos híbridos, e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite  www.informamarkets.com.br. 

Contato: [email protected]

 

Sobre o Grupo Canal Energia

O GRUPO CANAL ENERGIA é uma empresa de soluções de comunicação integrada para o setor elétrico, responsável pelo principal canal de informações online do setor elétrico brasileiro, o portal CanalEnergia.com.br que há mais de 20 anos gera conteúdo próprio produzido por uma equipe exclusiva de jornalistas. Como parte da Informa Markets, o Grupo Canal Energia é composto pelos produtos: Portal CanalEnergia, Cursos Técnicos, Agenda Setorial, ENASE, Encontro Anual do Mercado Livre, Energy Solutions Show e Brazil Wind Power. Somos especializados em fazer negócios, oferecer um conteúdo de alta qualidade, inovar criando oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de produtos digitais, eventos presenciais, eventos digitais ou híbridos. Temos um conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios com o setor de energia elétrica.

Jacqueline Breitinger - Diretora
Email: [email protected]

Roberta Lopes - Atendimento
Telefone: (21) 98438-0308
Email: [email protected]